Fique por dentro das novidades!

Como Alcançar a Meta do Corpo Saudável em 2013

Dentre as muitas promessas de ano novo, emagrecer está presente na maioria das listas, mas não raro, o corpo mais enxuto acaba sendo postergado para o ano seguinte.

ano-novo

Assim como as demais metas, emagrecer exige compromisso, planejamento e dedicação para que se tenha o sucesso almejado, não apenas no verão, mas o ano todo. O caminho nem sempre é fácil ou rápido, por isso, é importante valorizar as diversas etapas de seu caminho não apenas pelos quilos a menos conquistados no presente, mas pela conquista de mais saúde e qualidade de vida para sempre.

Para dar aquela forcinha para quem entrou em 2013 com a meta do emagrecimento, o Sistema Orbera® lançou o Concurso Cultural – Ano Novo, Corpo Saudável, que contemplará uma pessoa com uma balança digital que mede o percentual de gordura corporal, água e massa muscular. Ancorado no Facebook Sistema Orbera (http://www.facebook.com/SistemaOrbera/app_312160498881941), o Concurso irá premiar quem enviar a melhor resposta para a pergunta “Quais os seus planos para conseguir um emagrecimento saudável em 2013″?

Além da criatividade e boa redação, as respostas serão avaliadas também pela coerência da proposta para se chegar ao objetivo do emagrecimento.

O Sistema Orbera®, método baseado no balão intragástrico e indicado para pessoas com IMC acima de 27, se apoia nos pilares da reeducação alimentar, da prática de exercícios físicos regulares e de um acompanhamento psicológico para a perda média de 12% do peso inicial2, no período de seis meses.

A seguir, algumas dicas da psicóloga Sandra Aurea Hamzeh para ajudar no planejamento das metas de emagrecimento.

  1. Antes de começar qualquer dieta, tenha uma meta clara e definida com relação ao processo de emagrecimento e resultados esperados para que você se mantenha envolvido no compromisso. O que vale mais, a satisfação de uma batata frita no curto prazo ou o seu corpo mais esbelto e sadio num futuro próximo?
  2. Comunique as pessoas de seu convívio sobre sua decisão de emagrecer e explique o método que escolheu. Isso ajudará você a receber apoio e suporte externo, no caso de passar por momentos de instabilidade durante o processo.
  3. Antes de iniciar qualquer refeição, se desligue dos problemas e não leve sentimento de raiva, tristeza e outras emoções negativas para a mesa. Não contamine o seu momento de equilíbrio e de saúde. Faça um exercício de respiração e mentalize sua meta.
  4. Mantenha-se focado durante a alimentação, prestando atenção na montagem e organização do prato, nas cores da comida, cheiro, assim como na mastigação e degustação dos sabores. Aproveite cada instante para saciar todos seus sentidos.
  5. Ao final de cada dia, faça uma breve revisão do que foi sentido e procure recordar-se das emoções mais presentes, analisando o que de fato lhe interessa guardar e “carregar” para o dia seguinte. Sobrecarregar-se sem necessidade pode gerar muita ansiedade e desconforto. A higiene mental diária pode ser a chave para manter as emoções sobre controle.
  6. Parabenize-se pelas vitórias do dia, por cada hábito positivo que conseguiu implantar em sua vida e por mais um degrau avançado rumo a sua meta.

 

Como funciona o balão – o dispositivo Orbera® é inserido vazio no estômago do paciente através de endoscopia, e então preenchido com soro e azul de metileno[1] (estéreis na quantidade de 400 a 700ml). Realizado sob sedação leve, o procedimento dura em média 20 minutos, podendo ser feito em ambiente ambulatorial.

Dentro do estômago, o Orbera® proporciona a sensação de saciedade, tanto pelo volume ocupado como pela localização em que é posicionado. Sua permanência no estômago é de até seis meses, tempo em que o paciente perde, em média 12% do peso inicial.2 Caso o nível de obesidade do paciente seja muito elevado, pode-se colocar um novo balão no intervalo de um mês após a retirada do primeiro.

Aprovado também no Canadá, na Austrália e na Espanha, o Orbera® vem sendo apontado como uma importante opção para o tratamento do sobrepeso e da obesidade, por ser um método reversível e com alto índice de segurança e sucesso.

A chave do sucesso do Orbera®, segundo os especialistas, está na sua integração a um sistema de multidisciplinaridade, em que o paciente é intensamente trabalhado física e mentalmente para uma mudança definitiva dos seus hábitos de vida, sem prejudicar a absorção dos nutrientes pelo organismo, ao contrário dos procedimentos cirúrgicos.

Referências:

[1] A. Genco et al. BioEnterics Intragastric Balloon: The Italian Experience with 2,515 Patients, Obesity Surgery (2005) 15:1161–1164

2 I.Imaz et al. Safety and Effectiveness of the Intragastric Balloon for Obesity. A Meta-Analysis. Obesity Surgery (2008) 18:841–846

O Sistema de Balão Intragástrico Orbera™ é registrado na ANVISA sob o número 80143600103.
Share this :

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *