Fique por dentro das novidades!

Como desenvolver expectativas reais para emagrecer com saúde

Mulher-pesando-balanca1

 

Vivemos em uma sociedade que segue padrões estéticos, onde ser magro é ser belo. Essa apologia à magreza distorce o conceito de peso ideal, que deve estar associado essencialmente à questão da saúde e não apenas da beleza. Conceitos errados geram expectativas erradas, levando as pessoas a recorrerem a dietas milagrosas e procedimentos nem sempre indicados para o seu caso, em que o não atingimento das metas ou, ainda, o surgimento de complicações, acaba por gerar mais frustrações.

As boas práticas em saúde preconizam que o método de emagrecimento ideal é aquele que oferece tempo ao indivíduo para reprogramar hábitos importantes para a perda do peso e a sua manutenção de forma efetiva, no longo prazo. Seja qual for a escolha, é importante ressaltar que as comparações sobre o quanto uns emagrecem e outros não, também é errada, devido a diversos fatores, incluindo o biotipo.

Segundo o gastrocirurgião e endoscopista, dr. Eduardo Grecco, que atua há quatro anos com o método do balão intragástrico, é comum os pacientes fazerem comparações e associações com outras pessoas, questionando-se sobre os resultados que eles não conseguem obter da mesma forma. Ele ressalta que o dispositivo está ancorado num programa multidisciplinar, que contempla seis meses de tratamento, com ajuda psicológica, nutricional e de atividade física, sendo que a forma como cada um conduz este programa faz muita diferença, pois embora a teoria seja igual para todos, cada um tem uma realidade diferente.

“Quem opta pelo tratamento com o balão, precisa compreender que o método estimula o paciente a adaptar-se a mudanças de vida, mas que o processo de emagrecer é variável de acordo com cada organismo. Alguns aspectos fisiológicos também devem ser considerados, como por exemplo, pacientes sem comorbidades podem ter mais facilidade na perda de peso comparados com indivíduos que possuem algum distúrbio endocrinológico”, declara dr. Grecco.

De acordo com a psicóloga especialista em obesidade e que segue a linha de psicoterapia breve, Sandra Aurea Hamzeh, a expectativa de senso comum para o perder peso se refere ao tempo de emagrecimento. “A maioria das pessoas tem urgência com os resultados e, independente das expectativas, é preciso entender que cada pessoa tem sua particularidade, a quantidade de peso a ser perdida, uma rotina, um projeto de vida e um desejo em função deste emagrecimento”, relata.

Sandra ressalta que a idealização do corpo que o paciente deseja chegar e a abordagem para a construção de um caminho mais realista são essenciais no tratamento com o dispositivo.  “A expectativa deve ser um dos primeiros itens a ser trabalhado, para que seja construído um papel de emagrecimento de forma equilibrada”.

Confira algumas dicas da psicóloga Sandra Hamzeh para aprender a administrar suas expectativas de forma mais consciente:

  1. Busque a melhor dimensão para sua realidade. Lembre-se que nem sempre temos um olhar justo e competente sobre nós mesmos, e para isso o olhar de uma equipe multiprofissional pode nos dar recursos palpáveis para atingir as metas desejadas.
  2. Prefira gerenciar sua expectativa ao invés de tornar-se refém dela. As expectativas servem para nutrir nossos sonhos e não aprisioná-los em falsas ideias sobre nós mesmos.
  3. Defina o que você quer. Ter objetivo te ajudará a ter um melhor direcionamento em sua trajetória e ajudará a manter seus pensamentos e sentimentos sintonizados com o que almeja.
  4. Tenha claro para si se o desejo pelo emagrecimento é seu ou do outro. Reflita quanto essa necessidade de mudança partiu realmente de um desejo seu ou por pressão e exigências alheias. Somente quando essa decisão for íntima, terá a chance de vencer e superar todos os obstáculos com maior realismo e solidez.
  5. Evite fantasiar ou negar sua realidade. Independente das dificuldades, riscos e limitações é muito importante ter autoestima e acreditar em suas capacidades. Se você realmente acreditar em seu sonho, seu entusiasmo fará toda diferença no processo.

Fonte: Sistema Orbera

Ivan Stabnov – CRM: 5258052-7

Share this :

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *