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Dicas de como aumentar seu consumo de fibras alimentares no seu dia-a-dia

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Renata Kutwak, nutricionista da Equipe EndoSlim passa aqui as dicas de como aumentar o consumo de fibras no seu dia-a-dia.

Se você não tem muito hábito de consumir fibras, experimente!

É fácil, você vai se beneficiar dos efeitos ….

Comece pelo café da manhã ou desjejum:

Incluir o farelo de aveia (fonte de fibras solúveis e β glucanas) no iogurte ou na fruta ou na salada de frutas.

Trocar o pão de sal comum, pelos pães integrais, torradas integrais.

 

Na colação:

Acrescentar farinha de linhaça (fonte de ômega 3 e fibras insolúveis) às frutas picadas.

Levar para o trabalho frutas secas (ameixa, damasco, figo); são ótimas fontes de fibras insolúveis.

No almoço:

Consumir os cereais integrais com mais frequência, substituindo o arroz e o macarrão refinados pelos integrais. Consumir salada de grãos, tais como: salada de feijão fradinho, grão de bico, lentilha, ervilha.

No lanche da tarde:

Granola sem adição de açúcar também é uma ótima dica para carregar na bolsa e ser acrescido a uma fruta, além de promover saciedade, também é uma ótima fonte de fibras.

No jantar:

Uma boa salada mista, com direito a saladas e vegetais no vapor (brócolis, vagem, ervilhas, berinjela) ou uma sopa bem variada (abóbora, alho-poró, espinafre, agrião e abobrinha), também são uma ótima pedida, dependendo da estação do ano.

Na ceia:

Iogurte com cereais integrais ou suco de frutas não coados também podem ser uma boa opção sem pesar na hora de dormir e relaxar.

Outras dicas muito importantes:

Consumir pelo menos 1,5 litro de líquido ao dia e de preferência mais água, pois como as fibras dependem de água para se solubilizarem, devemos aumentar a ingestão hídrica para não ficar com um bolo fecal endurecido e ressecado.

Consumir os dois tipos de fibras, solúveis ou insolúveis para obter os benefícios de ambas, tais como: saciedade precoce e redução dos níveis de absorção de açúcares e gorduras.

Incluir em receitas convencionais a mistura de farinhas integrais a massas de panquecas, bolos, tortas salgadas, na proporção de 1:1.

Acrescente as receitas que precisem dar liga o farelo de aveia (almôndegas, nhoques, bolinhos etc..)

Bom experimento !!!

 

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