Fique por dentro das novidades!

Como administrar a expectativa e a ansiedade na hora de perder peso?

fitametrica-garfo

 

O que é ser belo para você? É seguir os padrões de beleza impostos pela sociedade ou ter um corpo saudável, que respeite os seus limites fisiológicos? Na busca pelo corpo ideal, muitas vezes alguns desses conceitos se confundem. Basta observar inúmeros casos de pessoas que criam expectativas erradas e adotam as dietas  mais mirabolantes a fim de adquirir um corpo magro  e, nem sempre, saudável.

“Quando falamos de peso ideal, estamos indicando a necessidade de a pessoa procurar uma equipe especializada para avaliar sua estrutura física, metabólica e índices compatíveis com seu estado atual para então aferir o que seria considerado ideal para um emagrecimento saudável. Não necessariamente corresponde aos padrões de beleza impostos pela sociedade, ou seja, cada um tem um biótipo, uma necessidade fisiológica e psicológica”, explica a psicóloga clínica Sandra Hamzeh.

Apesar de não existir nenhuma receita mágica para atingir os objetivos quando o assunto é perder peso, é possível, sim, emagrecer com saúde. Segundo muitos especialistas, o modelo de emagrecimento ideal é aquele que oferece tempo ao indivíduo para reprogramar seus hábitos e manutenção da forma efetiva a longo prazo.

“As dietas duradouras e saudáveis levam o organismo ao equilíbrio. O metabolismo está em constante atividade e o hábito alimentar se torna saudável, eficaz e de aprendizado. Dietas fugazes, milagrosas, trazem efeito imediato, porém, não determinam nenhum aprendizado e o organismo não cria uma espécie de ‘memória’ para alimentação saudável. Após a perda rápida vem o rebote de ganho de peso acima do que a pessoa estava antes dessas dietas”, analisa o gastrocirurgião e endoscopista Eduardo Grecco.

Com experiência de anos em emagrecimento saudável, Grecco fala ainda sobre o método do balão intragástrico, um dispositivo ancorado em um programa multidisciplinar que contempla seis meses de tratamento, com ajuda psicológica, nutricional e de atividade física.

“Quem opta pelo tratamento com o balão precisa compreender que o método estimula o paciente a adaptar-se a mudanças de vida, mas que o processo de emagrecer é variante de acordo com cada organismo. Alguns aspectos fisiológicos também devem ser considerados, como, por exemplo, pacientes sem comorbidades podem ter mais facilidade na perda de peso comparados com indivíduos que possuem algum distúrbio endocrinológico”, declara o médico.

Expectativa: a grande vilã do emagrecimento saudável

Quando criamos muita expectativa em cima de alguma coisa, é natural que nossa ansiedade aumente de forma proporcional. No entanto, quando falamos sobre o processo de emagrecer, a idealização do corpo que o paciente deseja ter e a abordagem para a construção de um caminho mais realista são essenciais no tratamento com o dispositivo.

“A expectativa deve ser um dos primeiros itens a ser trabalhado, para que seja construído um papel de emagrecimento de forma equilibrada”, explica Sandra, que ainda completa: “Tudo é questão de escolha: escolha por renunciar hábitos que lhe fazem mal, escolha dos profissionais adequados, escolha do método de emagrecimento, escolha por participar efetivamente de seu processo, escolha pelo saudável, assim também a escolha por manter-se nesse caminho”.

Confira algumas dicas da psicóloga para aprender a administrar suas expectativas de forma mais consciente:

– Busque a melhor dimensão para sua realidade. Lembre-se que nem sempre temos um olhar justo e competente sobre nós mesmos, e para isso o olhar de uma equipe multiprofissional pode nos dar recursos palpáveis para atingir as metas desejadas.

– Prefira gerenciar sua expectativa ao invés de tornar-se refém dela. As expectativas servem para nutrir nossos sonhos e não aprisioná-los em falsas ideias sobre nós mesmos.

– Defina o que você quer. Ter objetivo te ajudará a ter um melhor direcionamento em sua trajetória e ajudará a manter seus pensamentos e sentimentos sintonizados com o que almeja.

– Tenha claro para si se o desejo pelo emagrecimento é seu ou do outro. Reflita sobre quanto essa necessidade de mudança partiu realmente de um desejo seu ou por pressão e exigências alheias. Somente quando essa decisão for íntima terá a chance de vencer e superar todos os obstáculos com maior realismo e solidez.

– Evite fantasiar ou negar sua realidade. Independente das dificuldades, riscos e limitações, é muito importante ter autoestima e acreditar em suas capacidades. Se você realmente acreditar em seu sonho, seu entusiasmo fará toda a diferença no processo.

Dr. Eduardo Grecco possui graduação em Medicina na Faculdade de Medicina do ABC, Lato Sensu em Gastroenterologia Cirúrgica na Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência – Hospital São Joaquim e especialização em Endoscopia Gastrointestinal e Broncoesofagoscopia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Título de Especialista em Endoscopia pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

Dra. Sandra Aurea Hamzeh é formada pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Psicologia Clínica Hospitalar pelo InCor – HCFMUSP. Possui atuação na área clínica, atendendo pacientes com depressão, transtornos de ansiedade, quadros compulsivos e transtornos alimentares. Realiza controle e monitoração de pacientes diabéticos e hipertensos, além de avaliação e acompanhamento de pacientes obesos que se submeteram ou se submeterão ao tratamento cirúrgico e introdução do balão intragástrico. Possui trabalho assistencial na área hospitalar.

Fonte: Portal Terra

Ivan.stabnov – CRM: 52.58052-7

Share this :

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *