Fique por dentro das novidades!

Perder peso ajuda a memória

lembrar

Você sabia que, além de beneficiar a saúde de quem está obeso, o emagrecimento também pode melhorar a memória? Um estudo da Universidade de Uema, na Suécia, mostrou que as pessoas obesas têm a memória prejudicada, principalmente aquela nomeada como episódica, que é a lembrança dos eventos que acontecem ao longo da vida.

Com uma série de avaliações, os pesquisadores descobriram que a perda de peso melhora a memória episódica, provando que a perda relacionada à obesidade é reversível. Eles dizem que as mulheres mais velhas e com sobrepeso, que perderam alguns quilos com dieta, tiveram uma alteração nas regiões do cérebro importantes para a memória.

 

Para chegar a essa conclusão, foram realizados exames de ressonância magnética, que permitiram que os pesquisadores monitorassem a atividade cerebral das participantes enquanto eles realizavam um teste de memória. As voluntárias tinham uma média de idade de 61 anos e realizaram dietas saudáveis de emagrecimento num período de seis meses.

Nove delas fizeram a dieta “Paleolítica”, que consiste em um cardápio com 30% de proteínas, 30% de carboidratos e 40% de gorduras insaturadas (encontradas em azeite de oliva, abacate, castanhas, linhaça e alguns peixes). As demais mulheres seguiram as recomendações nutricionais dos países nórdicos, tendo uma alimentação com 15% de proteína, 55% de carboidratos e 30% de gorduras.

Antes e depois da dieta, o IMC (índice de massa corporal) foi medido e a memória episódica foi testada. Os resultados mostraram a média do IMC de todas as mulheres caiu abaixo do ponto para a obesidade após seis meses de dieta e o desempenho da memória melhorou após o emagrecimento.

Um dos líderes do estudo, Dr. Andreas Pettersson, disse: “A atividade cerebral alterada após a perda de peso sugere que o cérebro se torna mais ativo. Nossas descobertas sugerem que deficiências associadas à obesidade em função de memória são reversíveis, acrescentando mais um incentivo para a perda de peso”.

 

 

Share this :

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *