Fique por dentro das novidades!

Balão intragástrico é opção de emagrecimento sem cirurgia

image3A vontade de emagrecer e as tentativas frustradas de dieta conduzem muitos obesos a métodos mais radicais para a perda de peso. Uma alternativa segura e de bons resultados escolhida por este grupo é a implantação do balão intragástrico.

O objeto introduzido por endoscopia permanece em torno de seis meses no estômago do paciente. A presença do balão de 400 ml feita de silicone obriga o paciente a mudar os hábitos alimentares devido à redução da área de armazenamento do órgão digestivo.

“A capacidade de absorção do estômago reduz em aproximadamente 50%, levando o paciente a se sentir saciado numa refeição comendo menos”, é o que aponta o médico especialista em videocirurgia, Irani Alberton Júnior.

Em média os optantes por este método conseguem reduzir o peso em 15 kg, mas os resultados podem chegar a mais de 40 kg quando associadas com acompanhamento nutricional e educação física.

O empresário Júlio César Kurtz enxergou no balão intragástrico uma oportunidade de conseguir eliminar o excesso de peso. A alteração da rotina com redução de volume alimentar resultou na perda de 26 kg.

“Eu passei a não sentir mais fome, o que não conseguia em dietas. Hoje não tenho mais dificuldades para subir escadas e amarrar o cadarço dos sapatos”, conta o paciente.

Mudanças além da alimentação

A garantia do sucesso do método, salienta Alberton, pressupõe o acompanhamento de nutricionista e a realização de atividades físicas. “Este apoio confere maior facilidade para se colocar em prática a ‘vida nova’ e ajuda no cumprimento das metas de perda de peso do paciente”, indica.

*Texto do jornalista João Pedro Alves / N&BCom

Share this :

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *